A Google encontra-se a preparar uma nova funcionalidade, que vai ajudar os utilizadores a identificarem incêndios ativos nas proximidades das zonas onde os mesmos tenham de passar.
A empresa revelou que o Google Maps vai começar a apresentar informações sobre incêndios ativos para 15 novos países, dos quais se encontra Portugal. Esta funcionalidade era algo que já se encontrava disponível em algumas regiões, onde a empresa usava IA e várias informações locais das autoridades para identificar zonas com incêndios ativos.
Esta ferramenta já se encontrava disponível nos Estados Unidos, Austrália, Brasil, Argentina, Chile e México.
Agora, a ferramenta fica disponível para 15 países na Europa e em África:
- Andorra
- Bósnia e Herzegovina
- Croácia
- Chipre
- França
- Grécia
- Itália
- Quénia
- Mónaco
- Montenegro
- Portugal
- Ruanda
- Eslovénia
- Espanha
- Turquia
O modelo de monitorização de incêndios florestais alimentado pela IA da Google é treinado com base em múltiplas fontes de dados, incluindo uma grande variedade de conjuntos de dados de imagens de satélite.
Segundo a empresa, “validámos o nosso modelo de monitorização de incêndios florestais comparando-o com o nosso próprio modelo de cicatrizes de incêndios – formas que surgem após um incêndio ser contido – com base em medições de eventos anteriores de incêndios florestais. Outros modelos de IA são utilizados para verificar a existência de incêndios e, tudo isto em conjunto permite a definição dos limites de incêndios florestais mais precisos e definitivos do que com apenas o uso de imagens de satélite”.
Os utilizadores terão acesso, em tempo real, a informações sobre os incêndios ativos quando realizarem pesquisas diretamente na Google, ou quando usem o Google Maps. Além disso, no caso de planeamento de rotas, o Maps pode ainda apresentar um alerta caso exista um incêndio ativo na região por onde se tenha de passar.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!