Com as novas leis que estão previstas de entrar em vigor na União Europeia, a Apple vai ser uma das empresas mais afetadas e que necessita de alterar a sua ideia de um sistema “aberto” para os utilizadores.
De acordo com a nova lei Digital Markets Act (DMA), uma das medidas desta será que os sistemas operativos devem permitir a instalação de plataformas de apps de terceiros, que não estejam apenas no controlo das empresas associadas ao sistema.
Ou seja, no caso da Apple e dos dispositivos com iOS, isso quer dizer que será necessário permitir que lojas de aplicações de terceiros possam ser integradas no sistema – algo que, atualmente, não é possível.
A Apple está a preparar-se para a mudança, e espera-se que venha a seguir a mesma – apesar de indicar que tal medida vai prejudicar a segurança do sistema e dos utilizadores em geral.
E existem já plataformas que estão focadas em ficar disponíveis para os utilizadores do sistema. A Setapp é uma das primeiras lojas de aplicações de terceiros que pretende ficar disponível para dispositivos iOS, assim que a nova lei entrar em vigor e a Apple permitir.
A Setapp atualmente fornece uma plataforma para apps do Mac, com um custo de 9.99 dólares mensais, mas que permite aceso a apps exclusivas para o sistema da Apple. A ideia será que a plataforma venha a tornar-se uma das primeiras lojas de terceiros a ficar disponível para iOS.
E parece que existem já programadores preparados para essa finalidade. Vários programadores que atualmente fornecem apps na Setapp estão a confirmar também os planos de lançar as suas versões das apps no iOS a partir desta plataforma.
Uma das principais vantagens da Setapp para os programadores encontra-se a nível das receitas que os mesmos podem obter. Ao contrário do que acontece com a Apple, a Setapp separa as receitas a 70/30, juntando ainda 20% de bónus para quem consiga adquirir novos clientes na plataforma.
De notar que, para já, o iOS ainda não permite que sejam usadas lojas de aplicações de terceiros, mesmo que a lei esteja a pouco tempo de ser implementada.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!