A Samsung encontra-se a criar a tecnologia para, em breve, termos módulos de RAM que podem atingir os 1 TB. A empresa espera adaptar a tecnologia que se encontra atualmente nos chips 32GB DDR5 DRAM para criar módulos com capacidades consideravelmente mais elevadas.
Criado com um processo de 12 nm, estes novos módulos podem duplicar a capacidade de armazenamento que se verificavam com os módulos de 16 GB DRAM que a empresa começou a produzir em Maio de 2023.
A empresa tem vindo a produzir módulos de 128GB DDR5 RAM para servidores usando módulos de 16 GB cada. No entanto, adotar chips de 32 GB pode permitir que se tenha brevemente capacidades de memória RAM a atingir 1 TB. Ao mesmo tempo, a empresa espera que as melhorias na tecnologia de produção venham a tornar os módulos até 10% mais eficientes.
A ideia da empresa não será que estes novos módulos de 1TB venham a ser usados em sistemas convencionais domésticos. Invés disso, a empresa antecipa que os mesmos venham a ser usados em sistemas focados para IA, que necessitam de elevadas capacidades de processamento e, consequentemente, de RAM.
Os módulos de 1TB podem permitir que os sistemas tenham maiores capacidades de memória, com custos mais em conta.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!