A Meta recentemente revelou que a Threads iria começar a receber um novo sistema de pesquisa, onde os utilizadores poderiam encontrar mais rapidamente termos partilhados na plataforma – invés de usarem a mesma apenas para nomes de utilizadores, como vinha a acontecer até então.
No entanto, parece que esta pesquisa não permite que todos os termos sejam pesquisados. De acordo com o The Washington Post, a Meta encontra-se a bloquear certos termos de serem pesquisados pela plataforma, nomeadamente termos que foram anteriormente usados na plataforma para partilha de desinformação.
Entre os termos encontra-se “covid” e “vacinas”, que foram bastante usados durante a pandemia. Aplica-se ainda derivações dos mesmos, bem como termos mais focados em conteúdos de adultos e violentos.
Em comunicado, a Meta confirma que se encontra a aplicar a limitação de pesquisa a certos termos, mas que será uma medida temporária. A empresa refere que a pesquisa atualmente não apresenta termos que podem ser considerados sensíveis para alguns utilizadores, mas que este sistema deve ser melhorado no futuro.
A Meta sublinha ainda que esta limitação pretende ser uma forma de segurança para a empresa, de forma a evitar que a Threads seja usada para a partilha de desinformação e que a empresa se adapta gradualmente ao novo sistema.
Este ponto será certamente importante, tendo em conta que a Meta já foi criticada no passado por não aplicar medidas sobre o controlo na partilha de desinformação sobre as suas plataformas.
No entanto, este bloqueio também impede que os utilizadores possam realizar pesquisas desses termos para conteúdos que não violam diretamente os termos da empresa, nem são considerados desinformação. Embora a Meta afirme que se encontra a trabalhar para melhorar o sistema para o futuro, não foram deixados detalhes de quando a pesquisa vai encontrar-se a funcionar em pleno.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!