Não existe como negar que uma das maiores antecipações para os utilizadores de dispositivos da Apple encontra-se na chegada do iOS 17. Apresentado durante a WWDC 2023, a versão final do sistema fica hoje disponível para todos.
Esta nova versão chega com várias melhorias, focadas em melhorar a experiência dos utilizadores e trazer novas funcionalidades para o sistema. No entanto, existem também más notícias para quem tenha dispositivos mais antigos da empresa.
A nova versão do iOS 17 encontra-se agora disponível para os seguintes modelos:
- iPhone SE (2ª e 3ª geração).
- iPhone XR.
- iPhone XS e XS Max.
- iPhone 11, iPhone 11 Pro e iPhone 11 Pro Max.
- iPhone 12, iPhone 12 mini, iPhone 12 Pro e iPhone 12 Pro Max.
- iPhone 13, iPhone 13 mini, iPhone 13 Pro e iPhone 13 Pro Max.
- iPhone 14, iPhone 14 Plus, iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max.
Como se pode verificar, o iPhone 8, 8 Plus e iPhone X deixaram de ser suportados pelo sistema. Portanto, os utilizadores necessitam agora de possuir um iPhone SE, iPhone XS/XS Max ou iPhone XR de segunda geração.
Esta nova versão do sistema conta com várias melhorias, entre as quais encontra-se uma interface mais personalizada, que agora pode contar com diferentes fundos e textos para cada contacto, que serão apresentados durante a receção de uma chamada.
Existe ainda a funcionalidade “Live Voicemail”, que permite aos utilizadores receberem uma transcrição do conteúdo das mensagens deixadas em voicemail – nos países que suportam a funcionalidade.
Para os utilizadores do FaceTime, agora é possível deixar mensagens de voz e vídeo quando a outra parte não atende a chamada, no formato de voicemail. Além disso, o FaceTime encontra-se também disponível para Apple TV 4K.
As comunicações do iMessage também foram melhoradas, com novas funcionalidades tais como um novo local para as aplicações iMessage, check-in automático, um gesto de deslizar para responder, filtros de pesquisa e transcrição de mensagens de áudio.
Para quem use o iPhone em stands, agora existe um novo modo “Standby”, que apresenta informações úteis de forma permanente durante o carregamento – por exemplo, o relógio.
Existem ainda os novos widgets interativos. Agora é possível assinalar lembretes, reproduzir música, interagir com itens domésticos inteligentes e muito mais, tudo a partir do ecrã inicial sem abrir as aplicações correspondentes.
O NameDrop é outra novidade, que permite aos utilizadores partilharem rapidamente informações de contacto bastante encostar os dispositivos entre si. Isto deve facilitar consideravelmente a transferência de contactos, e ajudar a partilhar o mesmo com terceiros.
Os utilizadores podem rapidamente pesquisar pela versão mais recente via o sistema OTA da Apple, nos dispositivos compatíveis com a nova versão do iOS 17.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!