A Mozilla encontra-se a disponibilizar uma nova versão do Firefox, trazendo consigo várias novidades e melhorias para o navegador da raposa. O Firefox 131 encontra-se agora disponível, e introduz várias novas funções no mesmo para otimizar a experiência de navegação.
Para começar, os utilizadores podem agora fornecer permissões temporárias aos sites, invés de confirmarem a permissão de forma permanente. Isto permite que certas permissões, como a de localização, possam ser fornecidas apenas de forma temporária durante a sessão. Quando o navegador é fechado, o site perde acesso a essa capacidade.
Esta versão introduz ainda a nova pré-visualização de abas, que permite aos utilizadores rapidamente verificarem os sites que estão ativos nessa aba sem terem de abrir a mesma. Este sistema pode ser particularmente útil para quem tenha um elevado número de abas ativas.
Para programadores, o Firefox 131 agora suporta links para excertos de texto, o que permite rapidamente criar links que podem apresentar uma certa informação dentro dos sites diretamente quando partilhados - isto era algo que já existia no Chrome faz algum tempo.
Foram também feitas melhorias no sistema Cookies Having Independent Partitioned State (CHIPS), que permite aos cookies serem colocados em partições diferentes por site.
Para os utilizadores do Firefox no Android, também surgem algumas novidades. Uma das quais diz respeito ao sistema de escudo contra sistemas de tracking, que agora deve contar com melhorias contra algumas técnicas mais recentes para contornar bloqueios.
Obviamente, esta versão conta ainda com as tradicionais correções de bugs e melhorias em geral. Os utilizadores devem começar a receber a atualização durante as próximas horas, caso tenham o Firefox instalado.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!