Faz algumas semanas que surgiram rumores da Microsoft estar a trabalhar numa versão “offline” do OneDrive. Esta iria integrar-se com o Windows 11, e permitiria aos utilizadores realizarem algumas ações nos ficheiros do OneDrive, sem que necessitem de estar ligados à Internet – as mudanças seriam sincronizadas quando a ligação fosse retomada.
No entanto, parece que não vai ser apenas neste programa que se verifica essa capacidade. Ao que parece, a Microsoft encontra-se a trabalhar também num novo modo “offline” para o novo Outlook do Windows, que vai começar a ser o cliente de email padrão do sistema no futuro.
Para já ainda se desconhecem detalhes, mas parece que o cliente de email vai contar com algumas funcionalidades focadas para uso offline. Entre elas encontra-se o envio de emails.
A lista de alterações previstas para o Microsoft 365 apontam que o modo vai encontrar-se integrado na versão final do Outlook para Windows. Entre as funcionalidades possíveis de serem realizadas encontra-se a de ver emails, o calendário e eventos, contactos e outras pequenas ações. Essa informação ficaria guardada no sistema em “cache”, para permitir a visualização sem internet. Obviamente, os dados não seriam atualizados, mas poderiam permitir aceder a conteúdos mais rapidamente.
Algumas tarefas do email, como compor mensagens, enviar, eliminar e mover conteúdos de mensagens também estariam disponíveis. Todas as ações seriam sincronizadas quando os utilizadores voltassem a ter internet.
A funcionalidade foi hoje adicionada na lista de tarefas previstas para o programa, e espera-se que fique disponível no próximo mês. A chegar, esta funcionalidade pode revelar-se útil para utilizadores que tenham de aceder a conteúdos do Outlook em locais onde nem sempre possuem internet disponível.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!