A Microsoft está a acelerar o desenvolvimento do novo Outlook para Windows, confirmando a chegada iminente de várias funcionalidades relacionadas com ficheiros PST, uma das áreas onde a nova aplicação ainda se encontrava em desvantagem face à versão clássica. Depois de no mês passado ter admitido que existiam lacunas, a empresa cumpre agora a promessa de reforçar a aplicação com capacidades essenciais para muitos utilizadores.
Estas novidades juntam-se às melhorias implementadas em junho de 2025, que já permitiam favoritar pastas, consultar detalhes de contacto e responder ou reencaminhar emails a partir de um ficheiro PST.
O que são os ficheiros PST do Outlook?
Para quem não está familiarizado, os ficheiros PST (Personal Storage Table) são um formato de ficheiro de dados da própria Microsoft. O Outlook utiliza-os para armazenar cópias locais de itens da caixa de correio diretamente no computador do utilizador.
Estes ficheiros podem conter de tudo um pouco: emails, entradas de calendário, contactos, tarefas e notas. A sua principal vantagem é permitir o acesso offline a esta informação, servindo também como um método crucial para realizar arquivos pessoais, backups e gerir o espaço da caixa de correio principal, independentemente de se usar uma conta Exchange Server ou Microsoft 365.
Exportação e importação a caminho
A Microsoft está a trabalhar ativamente para trazer de volta a gestão completa de ficheiros PST. Segundo o roteiro de desenvolvimento do Microsoft 365, uma das grandes novidades será a capacidade de exportar dados. A empresa descreve a funcionalidade da seguinte forma:
"Com esta atualização de suporte para ficheiros .pst [...] no novo Outlook para Windows, os utilizadores poderão agendar uma exportação de uma caixa de correio inteira (emails, calendários e contactos) ou de uma pasta específica para um ficheiro .pst."
A previsão é que esta funcionalidade, identificada no roteiro do M365 com o ID 485743, comece a ser distribuída em julho de 2025.
Logo a seguir, chegará a funcionalidade de importação, que permitirá aos utilizadores importar emails, calendários e contactos a partir de um ficheiro PST para a sua caixa de correio. Estas capacidades, registadas com os IDs 485740 e 486840, estão planeadas para outubro de 2025.
Nem tudo chega a tempo: alguns atrasos no calendário
Apesar das boas notícias, nem todas as funcionalidades chegarão nas datas inicialmente previstas. A opção de exportação manual (não agendada), que era esperada para junho, foi adiada para agosto de 2025.
Outra funcionalidade que sofreu um ligeiro atraso é a opção de reencaminhar emails como anexos a partir de um ficheiro PST. Esta capacidade, identificada no roteiro com o ID 485750, estava planeada para julho, mas também foi reagendada para agosto de 2025. Estes ajustes mostram que, embora o desenvolvimento esteja a progredir, podem sempre ocorrer alterações no calendário.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!