1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Android 14

 

Depois de um longo período de testes, finalmente a versão final do Android 14 encontra-se agora disponível. A mais recente versão do sistema operativo da Google chega com ainda mais novidades, sendo que a versão pública do mesmo encontra-se agora disponível para os dispositivos mais recentes da linha Pixel.

 

Como sempre, estes são os primeiros modelos a receber as novas versões do Android no mercado, e com o Android 14 isso não é exceção. No entanto, várias outras fabricantes estão também preparadas para começar a fornecer o sistema nos seus próprios dispositivos. Samsung, iQOO, Nothing, OnePlus, Oppo, Realme, Sharp, Sony, Tecno, vivo e Xiaomi são alguns dos nomes de fabricantes que se espera virem a fornecer o Android 14 nos seus dispositivos ainda durante este ano.

 

A nova versão do sistema chega com foco em permitir uma maior personalização para os utilizadores. Foram realizadas consideráveis melhorias na forma como os utilizadores podem personalizar o sistema ao seu gosto, dando mais controlo sobre várias áreas do mesmo. Existe uma seleção de novos templates para o ecrã de bloqueio, que permitem adicionar widgets e detalhes no mesmo para rápido acesso.

 

A IA também se encontra presente, sendo que a Google integrou novas funcionalidades de criação de imagens de fundo interativas, usando IA. Isto permite que os utilizadores tenham imagens de fundo constantemente atualizadas e personalizadas, que são criadas pela IA da empresa. Os utilizadores apenas necessitam de descrever o que pretendem que seja criado, e o sistema trata do resto.

Espera-se ainda que o Android 14 venha a contar com suporte para imagens Ultra HDR e um novo tema monocromático.

 

A nível de acessibilidade, esta nova versão do sistema conta também com algumas melhorias. Existem novidades a nível da escala da interface, que pretendem ajustar melhor os conteúdos apresentados no ecrã. A Google afirma ainda ter realizado melhorias na lupa e em certas funcionalidades do sistema, para as tornar mais intuitivas e simples de usar. Foram também introduzidas melhorias a nível das notificações sonoras, que devem ser acompanhadas com notificações Flash – que acendem o LED da câmara ou o ecrã para notificar os utilizadores, invés de usarem sons.

 

Por fim, a empresa espera que o Android 14 seja ainda focado para dar mais controlo sobre os dados dos utilizadores, onde existem novas opções para configurar o que pode ou não ser partilhado com apps por parte do sistema.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech