1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

VBScript

 

O malware dentro do Windows pode propagar-se de várias formas, mas uma das mais frequentes encontra-se no uso do VBScript, que permite realizar várias atividades dentro do sistema por parte de scripts automáticos.

 

Depois de quase 30 anos no Windows, finalmente a Microsoft decidiu descontinuar esta funcionalidade. A partir do seu site, a Microsoft confirmou que o VBScript vai brevemente ser desativado no Windows, passando a ser considerado uma funcionalidade opcional.

Os utilizadores que realmente necessitem do mesmo, ainda o poderão ativar, mas por padrão, este encontra-se desativado do sistema.

 

imagem de desativação do VBScript

 

De relembrar que o VBScript trata-se de uma linguagem de programação para o Windows, similar ao Visual Basic, que foi lançada em Agosto de 1996. Esta rapidamente se integrou como parte do Internet Explorer, e eventualmente, por scripts que interagiam com o Windows Script.

 

Apesar de a Microsoft não o referir explicitamente, a remoção desta funcionalidade do Windows pode vir a ajudar a evitar um vetor de ataque por malware. O VBScript é muitas vezes usado por diferentes famílias de malware, derivado da sua antiguidade e integração com o Windows, de forma a infetar os sistemas.

 

Existem vários malwares no mercado que usam este para infetarem os sistemas, ou como porta de entrada para permitir que conteúdos maliciosos sejam descarregados. Além disso, é também um vetor de ataque para aplicações que fazem uso do mesmo, com o Office.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech