A Microsoft confirmou que vai começar a descontinuar o suporte a VBScript no Windows a partir da segunda metade de 2024, sendo que, eventualmente, a funcionalidade vai ser inteiramente removida do sistema.
Em tempos, o VBScript foi uma funcionalidade útil para executar scripts dentro do sistema operativo, mas rapidamente começou também a ser explorada por malware, que usava o mesmo para interagir com o sistema mais facilmente. Hoje em dia, existem tecnologias não apenas mais atualizadas e poderosas, como também mais seguras, que permitem realizar muito mais do que o VBScript seria capaz.
Com isto em mente, a Microsoft vai começar lentamente a remover o VBScript do sistema operativo, tornando o mesmo uma funcionalidade opcional, que os utilizadores interessados ainda poderão instalar nos sistemas, mas não virá ativado por padrão. A empresa pretende que seja feita a transição para se usar apenas comandos PowerShell.
O plano de descontinuação do VBScript vai ser dividido em três fases. A primeira será aplicada na segunda metade de 2024, com o VBScript a ficar instalado mas desativado no sistema. Durante a segunda fase, que deve começar em 2027, o VBScript não vai ser instalado por padrão no Windows. Por fim, a terceira fase vai remover inteiramente o suporte do VBScript do Windows, com os projetos que ainda necessitem do mesmo a deixarem de funcionar.
Esta medida acredita-se que pode vir a ajudar a melhorar a segurança do sistema, e evitará que malware que se propaga em scripts VBS possa infetar os sistemas, ou ser a porta de entrada para tal.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!