A Microsoft encontra-se a preparar algumas mudanças para o Windows 10, de forma a incentivar os utilizadores a realizarem a atualização para o Windows 11. No entanto, o sistema encontra-se também a ser alvo agora de novos bugs, e um destes pode causar algumas dores de cabeça aos utilizadores.
Recentemente a Microsoft confirmou a existência de um novo bug no Windows 10, que pode afetar a atualização ou desinstalação de certas aplicações no sistema. Segundo a empresa, a falha não se encontra relacionada com recentes atualizações do Windows, mas sim com o pacote WinAppSDK 1.6.2 – que é usado internamente para várias tarefas do WinAppSDK. A atualização do SDK foi lançada a 12 de Novembro de 2024, mas desde então foram reportados problemas agora confirmados como sendo originários deste pacote.
Segundo a Microsoft, o bug afeta sobretudo administradores de sistemas, que ao tentarem usar o PowerShell para atualizar ou removerem certas aplicações de computadores na rede, podem ter um erro na tarefa.
O bug afeta praticamente todas as aplicações que sejam atualizadas ou removidas por este formato. A Microsoft já confirmou que a falha encontra-se associada diretamente da atualização do WinAppSDK, e que a correção já se encontra a ser desenvolvida.
Espera-se que a atualização seja fornecida durante os próximos dias, mas não foi fornecida para já uma alternativa para os utilizadores afetados.
De notar que este bug apenas se encontra no Windows 10, não afetando quem use o mesmo pacote mas via o Windows 11. Portanto apenas os sistemas na versão antiga do Windows são afetados.