Recentemente, Elon Musk e a sua plataforma X têm vindo a ser o alvo de alguns comentários por parte das autoridades europeias, em parte devido às regras mais apertadas a nível de privacidade e segurança que existem nesta região.
Ainda recentemente a plataforma teve de responder devido às acusações de se encontrar a ser usada para a partilha de conteúdos enganadores e violentos, em violação da DSA, sobre os recentes ataques em Israel e Gaza.
No entanto, de acordo com os recentes rumores, Musk terá recentemente considerado medidas mais drásticas para evitar problemas com as autoridades Europeias. De acordo com a Reuters, Musk terá discutido recentemente a possibilidade de bloquear a X dentro da União Europeia, impedindo os utilizadores na região de acederem à plataforma.
Esta medida seria aplicada como forma de evitar problemas para a empresa face à recente Digital Services Act (DSA), que gere regras mais especificas a nível dos conteúdos que podem ser partilhados dentro de grandes plataformas online, a nível de desinformação e violência, bem como novas regras de moderação para os conteúdos partilhados pelos utilizadores.
A medida, para já, estaria apenas em discussões internas, e não existe nenhum plano concreto de aplicar o bloqueio. No entanto, a X não deixou comentários sobre essa possibilidade.
De notar que não é de todo invulgar uma plataforma ficar inacessível na União Europeia devido às suas regras mais apertadas. Por exemplo, a Threads da Meta, apesar de já ter sido lançada faz alguns meses, ainda não se encontra disponível para utilizadores na zona europeia exatamente por esse sentido, com a Meta a aplicar medidas para evitar fortemente acessos desta região.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!