1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

ReacOS Logo do sistema

 

O ReactOS é um sistema que tem vindo a encontrar-se em desenvolvimento faz anos, sendo que o foco do mesmo passa por recriar o Windows num formato “open source”. No entanto, esta semana o sistema recebeu uma importante e grande atualização.

 

A partir da sua newsletter, a equipa de desenvolvimento do ReactOS afirma ter conseguido colocar o seu sistema a correr em vários dispositivos para além dos tradicionais PCs. A equipa, com algumas mudanças, afirma ter conseguido colocar o ReactOS a ser executado corretamente em PCs, smartphones Nokia Lumia, iPhone e até na Steam Deck.

Usando o FreeLoader em cada um dos dispositivos, a equipa conseguiu colocar o sistema a funcionar nos mesmos. Obviamente, o mesmo encontra-se longe de ser perfeito a nível de usabilidade em cada um dos dispositivos, e este marco deve ser visto mais como uma prova de conceito do que propriamente um uso “geral” para o mesmo. Ainda assim, um feito impressionante para o sistema.

 

ReactOS na steam deck

 

Em parte, este marco foi atingido devido às melhorias do FreeLoader,o bootloader que se encontra no ReactOS. De acordo com a mensagem da equipa de desenvolvimento do sistema:

Graças ao trabalho de Timo Kreuzer (tkreuzer), as nossas compilações AMD64 agora são capazes de inicializar num número crescente de hardware. Graças ao trabalho do Timo e do Justin, estamos a trabalhar para suportar dispositivos modernos com firmware UEFI classe 3.

O trabalho está em andamento desde o início do ano para fazer a transição do FreeLoader, o nosso bootloader padrão para o ReactOS, para suportar UEFI em x86 e AMD64, bem como ARM32 e ARM64. Hermès tem desenvolvido um sistema para passar a informação do framebuffer UEFI de forma a permitir que o Windows XP rode em sistemas UEFI, enquanto Justin Miller (TheDarkFire) tem desenvolvido o build do freeloader UEFI.

Além de suportar a inicialização do ReactOS, outros recursos estão sendo construídos, como o carregamento em cadeia EFI e uma compilação do FreeLoader compatível com bootmgfw. Esses recursos adicionariam recursos de gerenciamento de inicialização e permitiriam que os sistemas Windows modernos iniciassem o nosso carregador de inicialização favorito.

 

reactos no microsoft lumia

 

Além desta novidade, a equipa refere ainda encontrar-se a trabalhar para integrar o suporte a aplicações NT6+ dentro do ReactOS. Este suporte iria permitir ao sistema correr de forma nativa aplicações do Windows Vista, 7, 8, 10 e 11, usando a arquitetura NT tal como se encontra no Windows. No entanto, essa ideia ainda pode demorar algum tempo a tornar-se realidade.

 

De relembrar que o ReactOS é um sistema que tem vindo a focar-se em criar uma versão “open source” do Windows, que seja capaz de correr as aplicações do sistema de forma nativa – invés de usar programas como o Wine no Linux. O sistema encontra-se em desenvolvimento faz mais de uma década, e para já, ainda pode ser considerado algo bastante instável para uso no dia a dia. No entanto, o progresso tem vindo a ser feito ao longo deste tempo, e isso demonstra-se com todas as novidades agora reveladas.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech