1. TugaTech » Software » Noticias de Software
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

ReacOS Logo do sistema

O ReactOS é um sistema que tem vindo a encontrar-se em desenvolvimento faz anos, sendo que o foco do mesmo passa por recriar o Windows num formato “open source”. No entanto, esta semana o sistema recebeu uma importante e grande atualização.

A partir da sua newsletter, a equipa de desenvolvimento do ReactOS afirma ter conseguido colocar o seu sistema a correr em vários dispositivos para além dos tradicionais PCs. A equipa, com algumas mudanças, afirma ter conseguido colocar o ReactOS a ser executado corretamente em PCs, smartphones Nokia Lumia, iPhone e até na Steam Deck.

Usando o FreeLoader em cada um dos dispositivos, a equipa conseguiu colocar o sistema a funcionar nos mesmos. Obviamente, o mesmo encontra-se longe de ser perfeito a nível de usabilidade em cada um dos dispositivos, e este marco deve ser visto mais como uma prova de conceito do que propriamente um uso “geral” para o mesmo. Ainda assim, um feito impressionante para o sistema.

ReactOS na steam deck

Em parte, este marco foi atingido devido às melhorias do FreeLoader,o bootloader que se encontra no ReactOS. De acordo com a mensagem da equipa de desenvolvimento do sistema:

Graças ao trabalho de Timo Kreuzer (tkreuzer), as nossas compilações AMD64 agora são capazes de inicializar num número crescente de hardware. Graças ao trabalho do Timo e do Justin, estamos a trabalhar para suportar dispositivos modernos com firmware UEFI classe 3.

O trabalho está em andamento desde o início do ano para fazer a transição do FreeLoader, o nosso bootloader padrão para o ReactOS, para suportar UEFI em x86 e AMD64, bem como ARM32 e ARM64. Hermès tem desenvolvido um sistema para passar a informação do framebuffer UEFI de forma a permitir que o Windows XP rode em sistemas UEFI, enquanto Justin Miller (TheDarkFire) tem desenvolvido o build do freeloader UEFI.

Além de suportar a inicialização do ReactOS, outros recursos estão sendo construídos, como o carregamento em cadeia EFI e uma compilação do FreeLoader compatível com bootmgfw. Esses recursos adicionariam recursos de gerenciamento de inicialização e permitiriam que os sistemas Windows modernos iniciassem o nosso carregador de inicialização favorito.

reactos no microsoft lumia

Além desta novidade, a equipa refere ainda encontrar-se a trabalhar para integrar o suporte a aplicações NT6+ dentro do ReactOS. Este suporte iria permitir ao sistema correr de forma nativa aplicações do Windows Vista, 7, 8, 10 e 11, usando a arquitetura NT tal como se encontra no Windows. No entanto, essa ideia ainda pode demorar algum tempo a tornar-se realidade.

De relembrar que o ReactOS é um sistema que tem vindo a focar-se em criar uma versão “open source” do Windows, que seja capaz de correr as aplicações do sistema de forma nativa – invés de usar programas como o Wine no Linux. O sistema encontra-se em desenvolvimento faz mais de uma década, e para já, ainda pode ser considerado algo bastante instável para uso no dia a dia. No entanto, o progresso tem vindo a ser feito ao longo deste tempo, e isso demonstra-se com todas as novidades agora reveladas.

Foto do Autor

Aficionado por tecnologia desde o tempo dos sistemas a preto e branco

Ver perfil do usuário Enviar uma mensagem privada Enviar um email Facebook do autor Twitter do autor Skype do autor

conectado
Encontrou algum erro neste artigo?



Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech