Numa altura em que a Inteligência Artificial se encontra cada vez mais presente no dia a dia dos utilizadores, o YouTube encontra-se agora a aplicar medidas para combater a propagação de conteúdos enganadores e deepfakes na sua plataforma.
Durante o dia de hoje, a empresa confirmou um conjunto de alterações nos seus termos, focados em fornecer mais transparência para os utilizadores em vídeos que usam conteúdos criados por IA, e no combate para conteúdos deepfake. Com as novas alterações, os criadores de conteúdos e artistas terão novas ferramentas para, de forma rápida, poderem requerer a remoção de conteúdos que usem as suas imagens ou produções em formato de vídeos deepfake, ou que tenham sido recriados com IA. A ideia será facultar uma nova forma de combater a propagação destes conteúdos pela plataforma de vídeos, e de forma mais rápida e eficiente.
Os utilizadores podem requerer a remoção dos conteúdos diretamente pela página focada para o processo, no entanto, o YouTube ainda terá a decisão final relativamente aos conteúdos e à sua remoção. Por exemplo, conteúdos que sejam considerados sátira ou que não contenham elementos identificativos de outros utilizadores, e que possam ser unicamente analisados, vão continuar a ser permitidos na plataforma. Este sistema encontra-se também disponível para artistas, que podem usar o mesmo para criações onde seja usada IA para replicar a voz dos mesmos, ou criar conteúdos derivados sem autorização.
Estas medidas surgem numa altura em que se encontram a ser criados cada vez mais conteúdos com recurso a IA, e sobretudo conteúdos deepfake. O YouTube, sendo uma das maiores plataformas de vídeos na Internet, é muitas vezes usado para a partilha destes conteúdos.
Além destas medidas, o YouTube também pretende garantir mais transparência em conteúdos que sejam criados de forma artificial, via IA, ou que tenham sido modificados por tal tecnologia. Estes géneros de conteúdos agora deverão surgir com elementos identificativos de tal, para os utilizadores rapidamente verificarem que se trata de um conteúdo potencialmente criado por IA e de forma automática. Os criadores de conteúdos terão ainda a possibilidade de colocarem esta tag diretamente nos vídeos, quando os enviem para a plataforma.
Se esta tag não for adicionada pelos criadores, estes podem enfrentar consequências nas suas contas, desde remoção de conteúdos a perda de regalias dentro da plataforma de vídeos.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!