Depois de uma história algo complicada de acompanhar, a OpenAI voltou agora a contratar Sam Altman para o cargo de CEO da empresa. O mesmo confirmou na X que vai regressar para o cargo da empresa, mas sobre um novo conselho de administração.
De relembrar que isto ocorre apenas alguns dias depois de Altman ter sido despedido do cargo pelo mesmo conselho de administração, e depois do mesmo ter sido convidado – e aparentemente contratado – para ingressar na Microsoft.
Esta reentrada de Altman para o cargo de CEO surge depois de uma onda de contestação sobre as medidas do conselho de administração, das quais resultou mesmo um abaixo assinado de mais de 500 dos 750 funcionários da OpenAI, ameaçando sair da empresa caso Altman não regressasse.
Ao mesmo tempo, surge ainda a pressão por parte dos investidores da OpenAI, onde se encontra a Microsoft, que terão sido apanhados de surpresa pelo despedimento de Altman.
O mesmo volta agora para o seu cargo, mas, ao mesmo tempo vão surgir alterações na direção da empresa. O conselho de administração será consideravelmente reestruturado, contando agora com Bret Taylor, ex-CEO da Salesforce, como presidente; o ex-secretário do Tesouro dos EUA Larry Summers; e o atual CEO da plataforma Quora, Adam D’Angelo, que já pertencia à administração da OpenAI.
Espera-se que estas mudanças possam reestruturar a administração da empresa, no que muitos consideram que era bastante invulgar de se verificar. A OpenAI foi criada como uma empresa sem fins lucrativos, mas mais tarde alterou o seu estatuto para uma empresa com fins lucrativos, de forma a poder aceitar investimentos externos. Apesar disso, o controlo ainda se manteve sobre um conselho de administração, que era gerido pela parte sem fins lucrativos. Os investidores teriam pouco ou nenhum controlo sobre os direitos de administração da mesma – o que exclui, por exemplo, a Microsoft, que é uma das maiores investidoras da OpenAI desde 2019.
A medida agora realizada pode acalmar um pouco a história, bem como a pressão interna, mas ao mesmo tempo ainda existe trabalho a ser feito, e a OpenAI necessita agora de restruturar a sua imagem, que foi consideravelmente prejudicada.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!