Para muitos utilizadores do Android, o Gboard é a principal aplicação de teclado que utilizam para interagir com o sistema. A aplicação da Google tem vindo a receber várias melhorias ao longo dos meses, e recentemente recebeu uma focada para dispositivos de maiores dimensões.
De acordo com a descoberta do investigador Mishaal Rahman, a Google encontra-se a trabalhar numa nova funcionalidade para o GBoard, que vai permitir ao teclado suportar a escrita manual via stylus. Isto pode ser útil para dispositivos como o Pixel Tablet e alguns smartphones da Samsung. Para já, a funcionalidade parece focada para o Galaxy Z Fold 5.
A aplicação, quando em uso com a funcionalidade, abre uma nova área de escrita, onde o utilizadores pode escrever as palavras, letras, números ou qualquer outro caracter que pretenda, de forma a ser automaticamente convertido para texto.
Quando o GBoard é o teclado padrão do sistema, pode-se ainda escrever diretamente na zona onde se pretende inserir o conteúdo.
Existem ainda suporte para gestos, que permite rapidamente adicionar um espaço, nova linha ou apagar uma palavra ou letra. O acesso rápido a emojis também se encontra acessível para rapidamente inserir os mesmos.
De notar, no entanto, que esta novidade obriga a que os utilizadores tenham o Android 14, visto que é a única versão do Android que conta com um sistema de reconhecimento de escrita local.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!