1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Hacker em frente de fundo digital

 

As extensões do Chrome podem aumentar consideravelmente as capacidades do navegador, mas ao mesmo tempo, podem também abrir portas para abusos se forem exploradas para atividades maliciosas.

 

Recentemente, um grupo de investigadores revelou ter descoberto pelo menos três extensão do Chrome, que se propagavam como sendo VPNs gratuitas para o navegador, e que podem ter sido descarregadas mais de 1.5 milhões de vezes.

 

De acordo com a empresa de segurança ReasonLabs, as extensões propagavam-se sobre conteúdos normalmente pirateados, e eram fornecidas como extensões de VPN para o navegador. No entanto, uma vez instaladas no Chrome, estas procediam com o roubo de dados sensíveis dos utilizadores, e com a capacidade de alterarem sites para recolher dados pessoais.

 

As extensões encontravam-se disponíveis na Chrome Web Store, sendo que a Google foi prontamente notificada quando estas foram identificadas, e acabariam por ser removidas. No entanto, os dados da plataforma indicam que estas contabilizaram mais de 1.5 milhões de downloads.

 

dados de downloads da extensão

 

A maioria das instalações aparenta ter sido realizada na Rússia, possivelmente porque seria o alvo principal da campanha, e tendo em conta que o pais encontra-se com uma crescente procura de serviços VPN para contornar as medidas de restrição do governo local.

 

As extensões eram instaladas de forma forçada no sistema, quando distribuídas pelas aplicações piratas. Normalmente estas instalam-se como entradas no registo do Windows, forçando a instalação das extensões cada vez que o navegador arranca.

 

As extensões apresentavam realmente as funções que prometiam, e até possuíam planos pagos para dar mais legitimidade às mesmas. No entanto, em segundo plano, estas recolhiam os dados dos utilizadores. Estas poderiam ter a capacidade de recolher os dados introduzidos nos sites da web, e de modificar os conteúdos dos mesmos.

 

Estes dados eram depois enviados para sistemas em controlo dos atacantes, e usados para os mais variados fins.

 

Como sempre, é importante que os utilizadores tenham atenção às extensões que são instaladas nos seus navegadores. Apesar de poderem aumentar consideravelmente a produtividade, estas também podem colocar em risco a segurança de dados e informações transmitidas pelos utilizadores para a internet.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech