O Facebook revelou que vai avançar com um processo em tribunal contra os criadores de extensões para o Google Chrome, as quais teriam como objetivo recolher informação sobre os utilizadores e usar as contas dos mesmos para recolha de dados sem autorização.
Em causa encontram-se quatro extensões que estiveram disponíveis na Chrome Web Store, e que prometiam facilitar várias tarefas dentro do Facebook diretamente pelo navegador do Chrome. Estas extensões tinham mais de 54.000 utilizadores ativos até que foi identificada a real atividade das mesmas em segundo plano – recolha de informação pessoal.
Uma vez instaladas no navegador, as extensões procediam à recolha de dados dos próprios utilizadores e dos seus amigos, bem como teriam também a capacidade de recolher essa informação de outros websites para além do Facebook.
O Facebook considera que esta recolha de dados terá sido uma violação das normas da empresa, sendo que se encontra agora a ser criado um processo em tribunal contra os criadores das extensões, no sentido que os mesmos removam qualquer informação dos utilizadores que tenha sido recolhida sem autorização.
Segundo o Facebook, este é um dos primeiros casos em que a rede social vai tomar medidas contra conteúdos que recolham dados da plataforma sem a autorização dos respetivos utilizadores, ou através de meios ilegais.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!