Ao longo dos anos foram criadas várias versões de diferentes sistemas operativos, com o objetivo de replicarem a experiência do Windows. No entanto, poucos conseguiram atingir esse patamar, em parte porque a experiência do Windows é consideravelmente diferente, sobretudo a nível das aplicações suportadas.
O ReactOS é uma das mais antigas tentativas para tal, e que ainda se encontra em desenvolvimento. Nos últimos meses foram feitos alguns avanços no desenvolvimento do sistema, e recentemente foi atingido um novo marco importante.
O ReactOS confirmou que vai começar a disponibilizar uma nova interface para o processo de instalação do sistema, que deverá otimizar consideravelmente o processo para os utilizadores. A nova interface torna o processo mais interativo, sem ser necessário usar a linha de comandos.
Tal como no Windows, o processo é feito como se fosse a instalação de uma aplicação, com janelas de configuração inicial e passos guiados para tal. Esta nova interface encontra-se a ser apelidada de “USETUP”.
A mesma será usada não apenas para a instalação do sistema, mas também quando é necessário realizar o upgrade do mesmo para novas versões.
O processo é relativamente simples de realizar, e todos os passos são guiados por informações uteis para os utilizadores, tornando a experiência bastante mais simples e interativa.
Tal como a restante interface do ReactOS, esta ainda se encontra baseada em antigas versões do Windows, mais concretamente num design similar ao do Windows 95 ou 98.
Ainda assim, este é mais uma avanço no desenvolvimento do sistema. De notar que o ReactOS ainda não é considerado um sistema estável para uso no dia a dia, embora tenha estado em desenvolvimento faz mais de uma década.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!