Durante o dia de ontem, a OpenAI revelou oficialmente o Sora, um novo modelo de IA que pode converter entradas de texto em vídeos com qualidade profissional. Nas últimas horas temos visto algumas das criações deste sistema, e se tivermos em conta o indicado, o futuro parece promissor para a plataforma.
O Sora permite que, através de entradas de texto, seja possível criar vídeos com até 60 segundos e qualidade profissional e realista. No entanto, parece que este modelo pode também ser usado para criar... videojogos (ou quase).
Um utilizador que obteve acesso ao sistema demonstrou como o mesmo pode ser usado para criar versões bastante realistas do Minecraft. Com os comandos certos, é possível criar um pequeno vídeo que replica o que se encontra no mundo de Minecraft e com bastante fidelidade. Isto inclui não apenas o mundo em si, e os seus elementos, mas também a interface que se encontra no jogo.
O Sora possui capacidades avançadas para a criação dos conteúdos de vídeo, tendo como base um largo modelo de conteúdos – que a OpenAI ainda não revelou detalhes. Com isto em mente, o sistema pode ser usado para criar conteúdos não apenas realistas, mas também para ser criativo ao ponto de criar réplicas de conteúdos digitais imaginários.
Obviamente, o Sora não irá (por agora) criar videojogos, tendo em conta que o mesmo apenas pode criar vídeos – sem propriamente a capacidade de “jogo” – mas este exemplo demonstra bem a capacidade do sistema para o futuro.
De momento a OpenAI encontra-se a disponibilizar acesso ao Sora de forma bastante limitada, sendo que apenas alguns utilizadores possuem acesso ao mesmo. Espera-se que mais detalhes do sistema sejam revelados em breve.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!