O governo encontra-se a lançar um novo Cartão de Cidadão, que pretende substituir a geração atualmente existente, trazendo consigo várias melhorias e novidades.
Este novo cartão conta com várias novas funcionalidades, que melhoram ainda mais as suas possibilidades. Uma delas será o suporte a contactless, que permite realizar várias tarefas com o cartão sem a necessidade de o introduzir nos leitores do chip, tornando a tarefa consideravelmente mais simples e rápida com apenas um toque do cartão.
O próprio design do cartão de cidadão também vai sofrer mudanças, tendo uma foto mais destacada e de maiores dimensões. Será ainda integrado um novo chip na parte traseira do mesmo, que o governo afirma ser mais “completo, seguro e digital”.
O sistema contactless, similar ao que já existe em vários cartões bancários, poderá permitir usar o cartão de cidadão para diferentes meios, como um bilhete eletrónico de transporte ou para espetáculos.
Inicialmente o sistema contactless deve ser usado como forma de substituir os leitores físicos de cartões, permitindo um uso mais simples do mesmo. No entanto, futuramente este pode expandir-se também para atividades no setor privado, como bilhetes de concertos e para títulos de transporte urbano.
Ao mesmo tempo, o novo cartão de cidadão conta ainda com tecnologias que o tornam mais adaptado face ao existente na União Europeia. O governo afirma que as informações presentes no mesmo devem também ser mais seguras, e sob os padrões europeus.
Já se encontra também disponível o novo software para este cartão, que vai permitir aos programadores e empresas começarem a desenvolver os seus serviços com vista para a nova plataforma, e para tirarem o melhor proveito possível da mesma.
A substituição pelos novos Cartões de Cidadão será feita de forma gradual, sendo que os antigos irão continuar a ser totalmente aceites na normalidade. No entanto, na renovação, a partir de 10 de Junho, serão já disponibilizados os novos cartões.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!