1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Malware em smartphone

 

Um grupo de investigadores de segurança afirma ter descoberto uma nova campanha de malware, onde o mesmo se mascara de uma aplicação legítima de proteção para os utilizadores, enquanto instala um trojan no sistema para roubar dados bancários dos utilizadores.

 

De acordo com os investigadores da empresa de segurança Fox-IT, foi descoberta uma campanha onde o trojan “Vultur” é instalada nos dispositivos Android das vítimas, fazendo-se passar como uma aplicação de segurança legítima da McAfee. A atividade do malware começou a ser identificada em Março de 2021, sendo que em finais de 2022 chegou mesmo a surgir em várias aplicações na Google Play Store.

 

No entanto, o malware encontra-se agora a propagar por um novo formato, que pode enganar até os utilizadores mais atentos. O ataque começa com as vítimas a receberem uma mensagem SMS, alegadamente dos seus bancos, a informar que a conta bancária teria sido comprometida, e que devem descarregar um software de segurança para os seus dispositivos.

 

Esta aplicação é uma versão modificada da app de segurança da McAfee para Android, que conta com o malware integrado na mesma. Se for instalado no sistema, o malware começa a realizar a sua atividade maliciosa, levando ao roubo de dados bancários e outras informações potencialmente sensíveis. Enquanto isso, o utilizador apenas verifica a app legítima do software de segurança.

 

O malware, se instalado no sistema, pode permitir o controlo dos dispositivos em tempo praticamente real, iniciando a comunicação com um servidor de controlo dos atacantes, para onde são enviados os dados, bem como tendo acesso à capacidade de gravar o ecrã, as teclas pressionadas e até iniciar uma ligação VNC remota – que permite o controlo remoto do dispositivo pelos atacantes.

 

Esta nova versão do malware encontra-se bastante otimizada para melhorar o acesso remoto aos atacantes, o que parece ter sido um dos pontos de melhorias feitos no mesmo.

 

Como sempre, é recomendado que os utilizadores tenham bastante cuidado com mensagens desconhecidas, e sobretudo as que forneçam detalhes para se descarregar aplicações de locais fora do comum ou que peçam para realizar atividades suspeitas.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech