1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Malware Android

 

O Android, mesmo sendo um sistema bastante aberto no que respeita à instalação de apps externas, tem vindo a melhorar consideravelmente a nível de segurança. Obviamente, uma grande parte desta segurança ainda parte dos próprios utilizadores.

 

No entanto, a empresa de segurança Zimperium revelou recentemente ter descoberto um novo malware que afeta dispositivos Android, e tem vindo a ser fortemente propagado nas últimas semanas. Este malware distribui-se sobretudo em lojas de terceiros e sites espalhados pela Internet.

 

Uma vez instalado, o malware faz-se passar como uma atualização do sistema, e apresenta uma notificação para os utilizadores como se fosse a atualização vulgar do Android. A partir do momento que se instala, este passa a correr em segundo plano, basicamente monitorizando todas as atividades do utilizador.

 

O mesmo passa a poder controlar e enviar os dados dos utilizadores para sistemas remotos, incluído contactos, senhas, histórico de pesquisas, conteúdos armazenados no dispositivo, entre outros dados pessoais. Além disso, o malware pode ainda enviar mensagens para os contactos com o objetivo de propagar ainda mais o esquema.

 

instalação malware Android

 

O mais grave será que o malware pode controlar as câmaras e microfones, o que lhe permite registar qualquer áudio e vídeo do dispositivo, e até mesmo gravar as conversas telefónicas, enviando os dados para servidores em controlo dos criadores do mesmo.

 

Como sempre, este género de malware propaga-se sobretudo por fontes externas da Google Play Store. Apesar de a plataforma da Google não ser perfeita no que respeita a segurança, ainda assim será o melhor local onde pode descarregar e instalar aplicações de forma segura.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech