A equipa da Raspberry Pi Foundation revelou hoje a sua nova aplicação Raspberry Pi Connect. Esta aplicação, atualmente em formato Beta, permite o acesso remoto a dispositivos com o sistema operativo.
Basicamente, a aplicação permite que os utilizadores tenham um controlo remoto, e a partir de qualquer lugar do Raspberry Pi. O acesso pode ser feito a partir de um simples navegador, em qualquer dispositivo suportado.
A ideia será ter um sistema mais simples e rápido para o acesso, sem que se tenha de depender de configurações mais complexas, como configurações de VNC.
O Raspberry Pi Connect requer que os utilizadores tenham um dispositivo Raspberry Pi, mais concretamente o Raspberry Pi 5, Raspberry Pi 4 ou Raspberry Pi 400. Devem ainda encontrar-se com o Raspberry Pi OS “Bookworm” ou mais recente.
A ligação remota é feita via WebRTC, e conta com encriptação ponta a ponta, pelo que é inteiramente protegida e segura.
Atualmente o Raspberry Pi Connect encontra-se considerado como Beta, portanto ainda pode ter algumas falhas e limitações, algo que a equipa de desenvolvimento certamente vai corrigir para o futuro.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!