A Raspberry Pi anunciou recentemente que o seu serviço Raspberry Pi Connect abandonou a fase beta, estando agora disponível na sua versão final para todos os utilizadores. Esta novidade surge com a atualização 2.5, após cerca de um ano de testes. A plataforma foi desenhada para fornecer acesso remoto seguro aos populares computadores de placa única da marca.
Otimizações na conectividade e eficiência
A atualização 2.5 introduz melhorias significativas na eficiência da ligação. A principal novidade é que os dispositivos Pi já não precisam de ser "acordados" frequentemente apenas para enviar pacotes keep-alive aos servidores. Anteriormente, esta necessidade de ativação regular para pedidos HTTP resultava numa experiência menos ideal para os utilizadores, nomeadamente devido ao consumo acrescido de dados.
Outra alteração relevante nesta versão é a redução do número de mensagens de estado "heartbeat", o que diminui consideravelmente o volume de pedidos à API da aplicação. Além disso, foi ativada a compressão de dados, tornando o tamanho de cada notificação mais pequeno e otimizando ainda mais a comunicação.
Como atualizar para a versão 2.5
Para atualizar o seu Raspberry Pi para a versão mais recente do Connect, deve executar os seguintes comandos no terminal. É importante notar que, se utilizar a versão Connect Lite, deve substituir rpi-connect
por rpi-connect-lite
no segundo comando:
sudo apt update
sudo apt install --only-upgrade rpi-connect
O lançamento da versão estável do Raspberry Pi Connect acontece poucos meses após a chegada ao mercado de uma nova variante do Raspberry Pi 5, apresentada em janeiro deste ano, que se destacou pela inclusão de 16 GB de memória RAM.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!