1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Android pie 9

 

Depois de um longo período de espera, a Google finalmente revelou a versão final do novo Android. O Android 9.0 Pie será a mais recente versão do sistema operativo móvel da empresa, a qual já estaria em testes beta desde Maio – quando foi apresentado no Google I/O.

 

O nome escolhido vai ao encontro do que os rumores tinham vindo a sugerir – com o Pie a traduzir-se para “Bolo” – embora ainda existisse a possibilidade de a empresa optar por uma designação mais concreta – como “Pineapple Pie”.

 

Em todo o caso, o fundamental serão as novidades deste sistema, e certamente que elas continuam a ser fornecidas para tornar a utilização do Android mais intuitiva, poderosa e simples.

Entre estas poderemos destacar:

 

- Bateria adaptativa: Utilizando Inteligência Artificial, o sistema irá agora “aprender” a melhor forma de atualizar os conteúdos para os utilizadores, além de priorizar os recursos para aplicações mais utilizadas, permitindo um vasto ganho na autonomia final.

 

- Brilho personalizado: O brilho do ecrã é um dos principais meios de gastar bateria. Agora o sistema irá aprender qual são os gostos do utilizador neste aspeto, adaptando automaticamente a luminosidade conforme seja necessário.

 

- Ações em Apps: o sistema será capaz de prever as próximas ações que serão feitas numa app, com vista a melhorar a experiência de utilização e desempenho. Por exemplo, uma aplicação de música poderá recordar qual a playlist onde se encontrava quando liga os headphones.

 

exemplo de ações em apps android pie

 

- Pequenas mudanças: Algumas áreas da Interface no Android foram totalmente remodeladas para facilitar a utilização. Entre estas encontra-se o novo sistema de Configurações Rápidas, melhorias no sistema de capturas de ecrã e novos controlos de volume simplificados.

 

Dispositivos compatíveis

 

A nova versão do Android 9.0 é já compatível com todos os modelos da linha Pixel da Google. Para os restantes fabricantes ainda poderá demorar algumas semanas até que sejam disponibilizadas atualizações oficiais.

No entanto, os fabricantes que já possuíam smartphones na fase beta deverão fornecer essas atualizações no futuro. Entre estes destaca-se a Sony, Xiaomi, Nokia (HDM Global), Oppo, Vivo, OnePlus e Essential.

 

Equipamentos com o Android One irão receber a nova versão até ao final de Dezembro, mas a empresa não adiantou detalhes acerca da prazos específicos.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech