Durante o evento da Google I/O foram reveladas várias novidades focadas no Android, e uma delas será em como a Google pretende integrar ainda mais a IA do Gemini no mesmo.
Agora, a empresa confirmou que o Gemini Nano vai ser usado dentro do Android, com a funcionalidade TalkBack. Isto vai permitir ao sistema compreender melhor o contexto e os conteúdos apresentados no Android, usando a IA para processar os mesmos.
O TalkBack conta com uma funcionalidade que permite descrever o que surge numa imagem, sendo bastante útil para pessoas com visibilidade reduzida que usam dispositivos Android. Com a integração do Gemini nano, este sistema ganha ainda mais eficiência, sendo capaz de obter descrições ainda mais detalhadas e menos propicias a erros.
Segundo a Google, os utilizadores do TalkBack encontram cerca de 90 imagens por dia que não possuem descrições. A ideia da Google será usar a IA da empresa para conseguir identificar o que está presente nessas imagens.
De relembrar que o Gemini Nano funciona diretamente dos dispositivos dos utilizadores, portanto não é diretamente enviada informação sensível para os servidores da Google. Além disso, isto permite que a IA funcione até mesmo quando não se encontre uma ligação ativa à internet.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!