Hoje assinala-se o Dia Global da Consciencialização sobre Acessibilidade (GAAD) e, tal como em anos anteriores, várias empresas tecnológicas aproveitam a data para anunciar novas funcionalidades de assistência para os seus ecossistemas. Depois da Apple ter dado o pontapé de saída na terça-feira, é agora a vez da Google juntar-se à celebração com novidades significativas.
TalkBack mais inteligente com o poder do Gemini
Para começar, a Google tornou o TalkBack, o leitor de ecrã integrado no Android, consideravelmente mais útil. Com o auxílio de um dos modelos Gemini da Google, o TalkBack consegue agora responder a perguntas sobre imagens exibidas no telemóvel, mesmo que estas não possuam qualquer texto alternativo a descrevê-las.
"Isto significa que da próxima vez que um amigo lhe enviar uma fotografia da sua nova guitarra, poderá obter uma descrição e fazer perguntas de seguimento sobre a marca e a cor, ou até mesmo sobre o que mais está na imagem," explica a Google. A capacidade do Gemini para ver e compreender a imagem é fruto das capacidades multimodais que a Google integrou no modelo. Adicionalmente, a funcionalidade de perguntas e respostas opera em todo o ecrã. Assim, por exemplo, se estiver a fazer compras online, pode primeiro pedir ao seu telemóvel para descrever a cor da peça de roupa em que está interessado e depois perguntar se está em promoção.
Expressive Captions ainda mais emotivas e detalhadas
Paralelamente, a Google está a lançar uma nova versão das suas Expressive Captions (Legendas Expressivas). Anunciada pela primeira vez no final do ano passado, esta funcionalidade gera legendas que tentam capturar a emoção do que está a ser dito. Por exemplo, se estiver numa videochamada com amigos e um deles emitir um som de descontentamento após uma piada menos conseguida, o seu telemóvel não só legendará o que foi dito, como também incluirá "[a gemer]" na transcrição.
Com a nova versão das Expressive Captions, as legendas resultantes irão refletir quando alguém prolonga o som das suas palavras. Isto significa que da próxima vez que estiver a assistir a um jogo de futebol em direto e o comentador gritar "goloooooooo", o seu entusiasmo será devidamente transcrito. Além disso, existirão agora mais etiquetas para sons, como quando alguém está a limpar a garganta.
A nova versão das Expressive Captions está a ser disponibilizada para utilizadores de língua inglesa nos EUA, Reino Unido, Canadá e Austrália que utilizem o Android 15 ou superior nos seus telemóveis.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!