A Google vai começar a expandir os locais onde integra o seu modelo do Gemini Nano, e um dos que pode receber novidades em breve será o Google Chrome.
A Google revelou durante o seu evento que vai integrar o modelo do Gemini Nano no Chrome, a partir da versão 126 do mesmo. Com esta integração, os utilizadores terão a capacidade de usar algumas das funcionalidades de IA do Gemini diretamente do navegador.
Esta integração vai ainda contar com ligação direta para algumas das plataformas da Google, como o Gmail, onde os utilizadores podem usar o Gemini para ajudar na escrita de emails.
A Google afirma que este novo sistema vai integrar-se com o WebGPU e o WASM, de forma a garantir que o modelo de IA usa os recursos dos sistemas de forma eficiente e que é compatível com um vasto conjunto de sistemas.
No entanto, as novidades não devem ficar centradas apenas no Chrome. A Google afirma ainda que se encontra a trabalhar com outros criadores de navegadores baseados no Chromium, de forma a adotarem o mesmo modelo nos seus programas.
Com esta novidade, brevemente poderemos ter o Gemini Nano em ainda mais navegadores alternativos do Chrome. Se a maioria dessas alternativas vão adotar soluções da Google ainda será algo a ver.
No entanto, a ideia da Google será abrir as APIs do Chrome para poderem tirar o máximo de proveito do Gemini e da sua integração com diferentes plataformas na web.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!