Boa tarde,
Estou com um problema na rede WI-FI da minha casa. Basicamente, o nosso router WI-FI da MEO localiza-se no primeiro andar, junto à televisão. No primeiro andar temos rede 5G, com os 500Mbps de velocidade contratada. O primeiro andar é relativamente pequeno, por isso a cobertura não é um problema. O problema é o rés do chão, onde neste momento tenho um sistema muito tosco com dois repetidores de sinal Tp-Link RE200 só para pelo menos ter internet. O problema é que os dois andares são separados pela rua, ou seja, para ir de um andar para o outro, temos de passar por um bom bocado de área ao descoberto.
Neste momento, tenho um repetidor posicionado ao lado da porta da rua do rés do chão, onde com um telemóvel consigo apanhar por volta de dois tracinhos de rede vindos do 1º andar (não é 5G obv), a estender a rede WI-FI que vem do 1º andar, e outro mais para dentro da casa, no corredor, a estender a rede WI-FI do primeiro repetidor. Desta forma funciona, e não tenho problemas com a cobertura da rede (tenho as opções dos repetidores definidas em cobertura máxima), o problema é a velocidade, que mal chega a 5MBps, e principalmente, a estabilidade, pois a rede está sempre a deixar de funcionar, e se houver mais do que um dispositivo a usar ao mesmo tempo, aí não funciona mesmo. Quando montei este sistema sabia bem que ia ter problemas com isto, mas já tinha os repetidores em casa e aproveitei-os para poder ter internet lá em baixo de vez em quando. Mas agora cheguei ao limite, e quero arranjar uma solução decente que me permita ter WI-FI no rés do chão que seja rápida (5G de preferência), tenha uma cobertura suficiente para ter net em todo o rés do chão (são 4 quartos, duas casas de banho e uma cozinha, ainda é grande) usando a rede principal que vem do 1º andar, e principalmente, que seja estável, porque uma internet que esteja constantemente a desligar dá um bocado comigo em doido...
Já estive a pesquisar, e encontrei um tal de sistema Mesh da Tp-Link também, o Deco M4 (https://www.worten.pt/produtos/sistema-mesh-tp-link-deco-m4-2-unidades-ac1200-dual-band-6815016), que me pareceu servir, mas não tenho a certeza se isto tem a funcionalidade de extensão de rede, pelo que vi tem duas portas RJ-45, para criar uma rede independente através de um cabo de rede, e depois a segunda unidade é que se posiciona noutro local para dar a cobertura total, mas como já descrevi, não quero criar uma rede independente, até porque não tenho assim muitos sítios com cabos de internet onde possa usar esses dispositivos (tenho um que vem do router da MEO ligado a um switch num dos quartos, de onde depois sai um para o meu PC, outros dois para mais dois PCs, e outro para um aparelho qualquer da EDP por causa dos painéis solares, tenho 3 portas livres, no caso de serem precisas), quero sim criar uma rede unificada entre os dois andares, que todos os que moram cá possam usar sem problemas de velocidade, e que possam estar ligados no 1º andar, e caminhar até ao rés do chão sem perder a ligação nem ser preciso se ligarem a outra rede. Por isso, a minha questão é se este tal sistema Mesh me pode ajudar, ou se há outra solução, e se sim, que solução sugerem. Não me importo muito com o preço desde que não custe os olhos da cara Qualquer informação adicional estou ao dispor.
Obrigado!