O WWDC era um dos eventos mais esperados do ano pela Apple, sobretudo pela chegada do iOS 18. E os primeirtos detalhes do sistema são agora conhecidos, sendo que existe um forte foco a nível da personalização do mesmo.
O iOS 18 vai contar com novas funcionalidades que vão permitir aos utilizadores personalizarem ainda mais o sistema e os seus dispositivos, com base nos seus gostos.
A Apple começou por revelar que o iOS 18 vai contar com novas formas de usar IA para melhorar a experiência dos utilizadores com o sistema, mas também se focou fortemente na capacidade de personalização do mesmo – que será bastante superior face ao que era possível das gerações anteriores do sistema.
Para começar, os ícones do sistema podem agora ser personalizados com um cor de destaque, que permitirá personalizar a forma como os mesmos são apresentados no ecrã.
O Centro de comandos do sistema agora conta também com acesso a novas ferramentas, como a capacidade de se aceder rapidamente ao controlo multimédia e a controlos domésticos. É ainda possível editar as configurações existentes no Centro de comandos diretamente pelo mesmo.
Os programadores podem ainda usar novas APIs, que vão permitir criar apps ou funcionalidades focadas para este Centro, e que podem expandir as funcionalidades de certas aplicações.
Os utilizadores agora também podem bloquear certas apps de forma individual. Isto faz com que as apps apenas fiquem acessíveis através dos métodos de autenticação, e pode ser uma forma de se prevenir acessos indevidos a apps com conteúdos mais sensíveis. As apps bloqueadas também não surgem diretamente na pesquisa do dispositivo.
A aplicação de mensagens nativa do iOS também recebeu melhorias, contando agora com novas reções a mensagens via emojis ou stickers, além de ser possível ainda agendar o envio de mensagens para mais tarde, e até incluir estilos de texto nas mesmas. O suporte ao sistema de mensagens RCS também estará disponível no iOS 18, algo que a Apple já tinha confirmado que iria acontecer.
A app de Mail nativa da Apple conta agora com uma nova secção de categorias, que vai permitir organizar ainda melhor a caixa de entrada dos utilizadores – algo similar ao que existe com as categorias do Gmail.
A aplicação de Carteira da Apple conta agora com novas funcionalidades. Os utilizadores podem realizar o “tap-to-cash”, para rapidamente realizarem pagamentos com outros utilizadores da Apple bastando encostar os dois dispositivos.
A aplicação de Fotos também vai receber novidades, sendo que agora conta com um design ainda mais atualizado e moderno, contando ainda com novas funcionalidade para ajudar os utilizadores a encontrarem os conteúdos que realmente pretendem.
Passa também a ser possível rapidamente aceder a algumas das categorias de conteúdos, que são organizadas usando a IA da empresa para identificar momentos, pessoas ou eventos.
Todas estas novidades devem chegar na versão final do iOS 18, para todos os utilizadores que pretendam personalizar ainda mais os seus dispositivos da Apple – uma área que a empresa tem vindo a focar-se também com as ultimas atualizações do mesmo.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!