Faz algum tempo que existem rumores que a Google estaria a preparar novidades para os seus processadores dedicados Tensor, e que algumas podem ser verificadas já no Pixel 9. No entanto, parece que o grande “salto” da empresa vai ser dado apenas na geração seguinte.
Os mais recentes rumores apontam que a Google estaria a preparar o Tensor G5, que vai encontrar-se no Pixel 10, para ser produzido usando a arquitetura de 3nm da TSMC. Esta alteração pode vir a ditar uma mudança considerável, que pode beneficiar a empresa a longo prazo.
Atualmente, a empresa encontra-se a enfrentar alguns problemas na produção dos seus chips, sobretudo por um desempenho abaixo do esperado para o que seria suposto neste formato de arquitetura.
A TSMC é uma das mais reconhecidas fabricantes de chips em formato de 3 nm, e esta alteração pode vir a permitir ao G5 obter um desempenho ainda mais avançado para as tarefas do dia a dia. Isto colocaria o processador da Google a par com as alternativas da Qualcomm e da Apple.
No entanto, a surgir no mercado, as novidades apenas devem surgir durante o lançamento o Pixel 10, tendo em conta que ainda demorará algum tempo para tal acordo ser feito entre as duas partes.
O Pixel 9 está previsto de ser revelado em breve, e deve contar com o Tensor G4, ainda na arquitetura de 4 nm.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!