A xAI, empresa de Elon Musk voltada para o desenvolvimento de tecnologias de Inteligência Artificial, acaba de confirmar uma nova funcionalidade para o modelo do Grok.
Mais concretamente os modelos Grok-2 e Grok-2 Mini, as novas gerações de IA da plataforma, agora contam com a capacidade de criar diretamente imagens. Estes dois modelos agora usam o modelo open source FLUX.1 para criarem rapidamente imagens a pedido dos utilizadores, embora esta novidade tenha sido aliada também a algumas críticas.
Esta novidade permite aos utilizadores com contas Premium da X poderem aceder ao Grok para criarem rapidamente imagens, a pedido. Desta forma, basta pedir ao modelo de IA qual o conteúdo a criar, e a plataforma rapidamente procede com a criação do mesmo.
No entanto, e tal como acontece em várias empresas de Elon Musk, existem algumas controvérsias associadas a esta novidade. Em parte, a principal controvérsia encontra-se em como a xAI aparenta não ter aplicado filtros para os conteúdos que podem ser criados pelo sistema, o que pode permitir aos utilizadores abusarem do mesmo para criar imagens abusivas ou deepfake de políticos, personalidades reconhecidas, entre outras.
Existem utilizadores que já indicaram estarem a ser capazes de criar imagens contendo conteúdos obscenos ou de insulto com várias pessoas reconhecidas globalmente, o que pode abrir portas para possíveis problemas a nível de desinformação e utilização abusiva da mesma.
Como sempre, a xAI não reconhece os problemas diretamente, e não possui uma forma direta de contacto para esclarecer estas questões.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!