A Microsoft confirmou que vai começar a remover a limitação de formatar partições FAT32 com o limite de 32GB. Este limite tinha sido aplicado de forma especifica pela empresa, embora os sistemas da mesma tenham a capacidade de ler partições FAT32 com um tamanho mais elevado.
Na mais recente build do Windows 11 disponibilizada no programa Insider, para o canal Canary, os utilizadores possuem agora a capacidade de formatar discos em FAT32 com um tamanho total de 2 TB, aumentando assim a capacidade acima dos 32 GB.
Anteriormente ainda era possível criar partições FAT32 de tamanho mais elevado, mas para tal era necessário usar ferramentas de terceiros ou linhas de comando. A diferença agora será que a medida será aplicada diretamente para a formatação do Windows, tornando o processo consideravelmente mais simples e eficiente para os utilizadores.
Esta alteração, para já, vai começar a ser aplicada no Windows 11 Insider Preview Build 27686. Espera-se que eventualmente venha a ficar disponível para utilizadores no canal estável do sistema.
No entanto, existem alguns pontos a ter em conta. Primeiro, a alteração apenas se irá aplicar ao utilitário de formatação usando a linha de comandos. A interface via o Windows, onde os utilizadores podem formatar os discos de forma gráfica usando o Explorador do Windows, ainda irá manter a limitação de 32 GB.
Eventualmente, espera-se que também ai a mudança seja realizada, mas para já não existem planos focados em tal.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!