Os utilizadores do software Acrobat Reader da Adobe são aconselhados a atualizarem de imediato as suas aplicações, tendo em conta que foi recentemente descoberta uma falha grave de segurança, que pode permitir que sejam executados comandos remotos no sistema.
A falha foi descoberta por um grupo de investigadores, e acredita-se que esteja a ser ativamente usada para ataques. Esta pode ser explorada com a simples abertura de um ficheiro PDF maliciosamente modificado para explorar a mesma.
Caso o ficheiro seja aberto, os atacantes podem começar a enviar comandos remotos para o sistema, abrindo portas para ataques mais alargados. A falha encontrava-se tanto no Acrobat Reader, a versão gratuita do leitor de PDFs, como também na versão do Adobe Acrobat, a versão paga e mais avançada do software.
Acredita-se que a falha já estaria a ser usada para ataques, portanto a atualização será recomendada o mais rapidamente possível. A Adobe confirmou que a atualização já se encontra disponível, e deve chegar aos sistemas dos utilizadores durante as próximas horas.
Os investigadores que descobriram a falha esperam revelar mais informações sobre a mesma em breve, possivelmente para permitir que o máximo de sistemas possíveis sejam atualizados antes da falha ser ainda mais explorada para ataques.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!