Tenho watercooling no cpu.
O único overclock que tenho é os cores sincronizados a 4.7ghz.
O que queria era saber se há Malta aqui com 8700k e se vale a pena puxar mais pelas memórias também.
Cumprimentos
Realize o Login na sua conta ou Registe-se para participar.
Boas,
Honestamente, overclock na RAM no sistema que está a referir, possivelmente não vai sentir qualquer diferença a nível de desempenho final.
A realizar, o overclock seria apenas para dizer que "pode fazer", porque, na prática, o desempenho não se iria alterar...
A isso junta-se ainda as dores de cabeça a nível de estabilidade, que se o sistema está estável atualmente, aumentar a velocidade da RAM só vai causar problemas para manter tudo a funcionar corretamente.
Se fosse um sistema AMD, sem dúvida que recomendaria. Sendo um Intel, não...
Eu focaria-me em garantir o melhor overclock possível no processador, e apenas realizar o da RAM se realmente quiser os "direitos" que fez overclock em tudo
Cumps
Todos os componentes estão interligados entre si de alguma forma. Aumentar a velocidade da RAM vai certamente chegar a um ponto em que tem de modificar o resto para criar um ambiente "estável".
Não basta aumentar e pronto - por exemplo, pode obter velocidades da RAM mais elevadas se reduzir o clock do processador. Isto apenas como exemplo, óbvio que no seu lado tem de testar. Está tudo interligado.
Agora, quanto a diferença real, possivelmente não vai ver nenhuma. A arquitetura de um processador Intel e AMD são diferentes no que respeita ao tratamento da ligação com a memória RAM. Em processadores Ryzen da AMD, mais velocidade de memória RAM traduz-se em visíveis melhorias de desempenho no sistema - também existe um ponto a partir do qual essas melhorias são pouco visíveis, mas por norma mais é melhor.
No caso de processadores Intel isso não acontece, a menos que esteja a dar um pulo "grande", a diferença não vai ser sentida sequer. Sim, em benchmarks pode ter "mais números", mas no mundo real o desempenho vai ser perto de nulo.
Tendo em conta que já se encontra nos 3200MHz, dificilmente vai ter qualquer vantagem apenas por aumentar a RAM - se tiver, será na casa dos milissegundos em determinadas tarefas...
Compensa fazer overclock para isso? Eu diria que não.
É preferível ter algo estável invés disso - ou até aplicar o overclock no foco que pretende usar mais, como é o caso do clock do processador.
Por fim, quanto a voltagens, antes de tudo tenha cuidado com o que altera. mexa apenas no que sabe que vai fazer no final, e com ajustes pequenos - existe sério risco de danos graves se alterar sem saber, mesmo com todas as proteções que as motherboards atuais possuem.
Dito isto, não existe nada melhor do que testar.
Acho que o melhor será colocar diretamente a questão que tenha sobre overclock para se tentar ajudar
O overclock não é algo que deva fazer sem saber exatamente o que está a fazer... e muito menos deve seguir-se por vídeos do YouTube para isso.
Cada hardware é diferente - alias, até mesmo quem tenha o mesmo processador que o seu, o overclock vai ser diferente entre cada unidade.
Devido à "lotaria do silicone", dois processadores exatamente idênticos entre si podem ter resultados bastante diferentes no overclock - e um pode funcionar com mais, enquanto outro com menos.
Não deve estar a tirar ideias de vídeos e a aplicar no seu sistema.
Tem de testar, analisar e mexer nos valores para o SEU sistema. é um processo longo e penoso.
Antes de mexer no que quer que seja de voltagens, aprenda primeiro o que realmente fazem e quais os valores "seguros". Se está a mexer no vCore sem ter atenção ao que está a mexer, então é meio caminho andado para ter problemas sérios.
Dito isto, o "Load line calibration" é uma opção que nem sequer deve mudar nada - deixe em auto ou no padrão.
Comece por colocar todas as voltagens nos valores padrão, e faça overclock apenas pelo ratio. Ao atingir o ponto "máximo" do seu processador, e se quiser puxar mais, então ai é que deve passar para aumentar a voltagem - e use a opção de voltagem manual, não as adaptativas.
Deve é ter em atenção o que coloca - nada de valores elevados, e aumente a voltagem em percentagens muito pequenas de cada vez, testando a estabilidade.
Quando se refere a "valores padrão" não quer dizer que seja diretamente em "Auto".
Alias, o recomendado é colocar o valor padrão da voltagem manualmente - o valor padrão de voltagem que o processador funciona normalmente, sem overclock.
A partir dai é que vai aumentando o multiplicador e, quando atingir o ponto onde não consegue mais de forma estável, então ai parte para aumentar a voltagem.
Na bios, ou se quiser dentro do Windows, no CPU-Z.
Coloque o CPU sobre um stress test e veja a voltagem máxima que atinge.
No entanto, a BIOS deve apresentar nas informações do CPU a voltagem associada ao mesmo.
Acho que não está a entender bem como funciona o overclock
Como já referi antes, e pode procurar, existe uma coisa que se chama "silicon lottery". Cada processador é fabricado de forma diferente, tanto que existem modelos que são considerados "gold samples" por serem excelentes para overclock devido aos materiais usados.
Pequenas imperfeições que existem em TODOS os processadores fazem com que um processador seja diferente de outro em questões de overclock. O exatamente mesmo modelo, mas duas unidades diferentes, podem ter capacidades de overclock consideravelmente diferentes - dai que estou a dizer que não se deve basear em testes por modelo, mas sim por tentativa e erro no seu sistema.
Está a procura de outro utilizador com o mesmo processador, que lhe vai adiantar de zero, porque esse utilizador não tem o SEU processador.
E aqui não entra ainda todas as características do resto do sistema - como a RAM, motherboard, fonte, gráfica, etc...
Overclock não é algo que se carregue num botão, ou vá buscar configurações de outros sistemas, e aplique no seu. Isso é receita para problemas - e depois existe muita gente que fica surpresa porque o overclock funciona num PC, mas noutro não. Não é assim que funciona
Pode ter uma ideia, sim. mas não é copiar.
Dito isto, recomendo que releia o que indiquei anteriormente. Eu referi para colocar os valores padrão de voltagem de forma manual como se o CPU estivesse sem overclock.
Não estou a dizer nada "absurdo". Basicamente é colocar o valor de voltagem que o seu processador já atinge atualmente na normalidade…
A voltagem em "auto" vai fazer com que o processador adapte a frequência e a voltagem conforme o uso que tenha - se estiver a 0%, a voltagem vai ser mínima, se passar para 100% de uso, vai aumentar para o máximo que o processador suporta.
Ao aplicar em manual, basicamente está a "forçar" o sistema a usar sempre a mesma voltagem, evitando flutuações e com que o overclock fique instável devido a isso. É o básico de qualquer overclock colocar a voltagem em padrão manualmente.
Obviamente, vai fazer com que o processador corra sempre à voltagem "máxima" padrão, portanto isso vai afetar a temperatura em comparação a estar em "auto", onde a voltagem vai baixando e subindo. Mas essa temperatura é o que vai ter de se adaptar também, portanto quer valores fixos ou valores que andam "ao saltos"?
Feito isto, deve aumentar o multiplicador do processador em pequenos incrementos, e vai verificando a estabilidade com um stress test. Se passar, otimo, aumente mais um pouco.
Se não, então encontre um ponto de equilíbrio de estabilidade.
Feito isso, para "puxar" mais, então ai sim é que deve aumentar a voltagem em pequenos incrementos, e vai testando o equilíbrio de voltagem vs multiplicador até encontrar o "ponto certo".
Se está à procura de algo "escreva e funciona", lamento mas então overclock não é o que procura fazer
Ok já percebi obrigado.
Ja experimentei meter o vcore manual maximo que aparece no cpu z, mas sobe alem desse numero que meto, deve haver alguma opção para nao deixar isso acontecer. meti 1.270v e no cpu z chegou aos 1.470v
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos