Depois de longos meses em desenvolvimento, a versão final do Ubuntu 24.10, apelidada de “Oracular Oriole”, encontra-se finalmente disponível. Esta versão será particularmente importante, tendo em conta que celebra também o 20º aniversário da distro do Ubuntu.
A primeira versão do Ubuntu ficou publicamente disponível em Outubro de 2004, neste caso a versão 4.10 “Warty Warthog”, e desde então, o sistema tem vindo a evoluir consideravelmente. Hoje em dia, o Ubuntu é um dos distros de Linux mais usado, tanto em ambientes de servidores como para desktops domésticos.
O Ubuntu 24.10 conta com o mais recente kernel Linux 6.11, que deverá garantir mais estabilidade e compatibilidade com hardware mais recente. Foram ainda implementadas todas as correções de segurança e bugs mais recentes da linha de desenvolvimento.
No ambiente de trabalho, esta versão usa o GNOME 47 por padrão, otimizado para ainda mais desempenho e estabilidade, melhorando também a experiência dos utilizadores com o sistema em geral.
A pensar na segurança, o Ubuntu 24.10 destaca-se por incluir novas funcionalidades de privacidade, incluindo os novos pedidos de permissão para acesso a funcionalidades mais sensíveis, além da integração com o AppArmor para sandbox de apps.
A nova aplicação do Centro de Segurança conta com melhorias focadas em ajudar os utilizadores a terem mais controlo sobre os seus sistemas, e a impedirem tentativas de acesso indevidas aos mesmos. Foram também feitas melhorias a nível da firewall nativa do sistema e das funcionalidades de encriptação.
Para quem tenha placas gráficas da Nvidia, esta distro conta também com o Wayland por padrão, usando a mais recente versão dos drivers open source da Nvidia.
Como sempre, os utilizadores interessados podem obter a mais recente versão diretamente do site da Canonical.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!