Em finais de dezembro, a Canonical decidiu suspender os links de download do Ubuntu 17.10. Esta medida surgiu depois de vários relatos que o sistema estaria a causar um bug no UEFI sobre alguns portáteis, nomeadamente modelos da Acer, Lenovo e Toshiba, o qual poderia levar a danos na BIOS e consequentes problemas de arranque.
No entanto, a empresa aparenta ter descoberto a falha, tendo agora lançado a nova versão do Ubuntu 17.10.1. A falha que estaria a causar os problemas na BIOS estaria relacionada com o módulo do kernel Intel Serial Peripheral Interface (SPI), sendo que o problema foi corrigido na mais recente versão.
De notar, no entanto, que esta versão não inclui a correção para as vulnerabilidades Spectre e Meltdown, pelo que ainda será recomendado atualizar o sistema logo após a sua instalação. O patch Meltdown KPTI encontra-se disponível a partir do kernel 4.13.0.25.26.
Relativamente a outras alterações, não existe nenhuma. Esta versão possui exatamente as mesmas funcionalidades e novidades que a 17.10, a par com a correção do problema anteriormente referido.
O ficheiro ISO já se encontra disponível para download, tanto para as versões desktop como server. Além disso também estão disponíveis para outras distribuições baseadas no Ubuntu, nomeadamente o Kubuntu, Xubuntu, Lubuntu, Ubuntu MATE, Ubuntu Kylin, Ubuntu Studio e Ubuntu Budgie.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!