1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Ubuntu 22.04

 

Depois de um longo período de testes, finalmente a nova versão do Ubuntu 22.04 LTS 'Jammy Jellyfish' já se encontra disponível para download, contando com todas a novidades mais recentes do sistema.

 

Esta versão será aconselhada para todos os utilizadores, uma vez que se trata da versão LTS, e, portanto, vai contar com suporte estendido da empresa até, pelo menos, 2027. A próxima versão LTS que vai encontrar-se disponível chega apenas passados dois anos deste lançamento.

 

O Ubuntu 22.04 chega com um conjunto de novidades para os utilizadores, que certamente vão otimizar o uso do sistema. A primeira encontra-se no logo do mesmo, que agora adota um formato mais simples e minimalista – e que já tinha sido confirmado faz algumas semanas, mas é nesta versão que se torna efetivo. Também existe um novo sistema de instalação baseado no Flutter.

 

No “interior” do sistema temos o mais recente kernel Linux 5.15, juntamente com os pacotes systemd 249, Mesa 22, PulseAudio 16, OpenJDK 11/18, Python 3.10, Perl 5.34, Ruby 3.0, LibreOffice 7.3, GNOME 42 e Firefox 99 – sendo que este final encontra-se disponível apenas como pacote Snap, dentro do apoio da Canonical a este formato.

 

A versão base destaca-se ainda por usar o GNOME como o ambiente padrão, juntamente com o motor gráfico Wayland – invés do mais reconhecido X11. Infelizmente o GNOME não é um dos ambientes mais personalizáveis, mas os utilizadores possuem sempre a possibilidade de alterar o mesmo caso pretendam.

 

Obviamente, o Ubuntu 22.04 LTS chega também nos diferentes “sabores” para quem pretenda ambientes alternativos, nomeadamente o Kubuntu para KDE, Xubuntu para XFCE, Lubuntu para LXqt, Ubuntu Budgie para Budgie, etc.

 

Os interessados podem desde já descarregar a versão mais recente a partir do site oficial da distribuição.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech