1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

hacker no computador da prisão

 

A Interpol confirmou ter realizado uma mega operação, focada em suspender as atividades de um largo grupo de criminosos, que estariam na base de vários ataques informáticos pela internet.

 

De acordo com o comunicado das autoridades, foram detidos 41 suspeitos, juntamente com a apreensão de 1037 servidores e mais de 22.000 endereços IP. A operação “Synergia II” decorreu entre Abril e Agosto de 2024, tendo contado com a ajuda das autoridades de 95 países, e de onde resultou a detenção de 41 suspeitos de práticas criminosas na internet – entre crimes com recurso a ransomware, phishing e roubo de dados.

 

As autoridades afirmam ainda ter trabalhado diretamente com algumas empresas de segurança, para identificarem mais de 30 mil endereços IP que foram usados para as atividades criminosas. No decorrer da investigação, 76% dos IPs foram bloqueados, e 59 servidores apreendidos, juntamente com 43 dispositivos eletrónicos dos suspeitos.

 

Além das 41 pessoas detidas, foram ainda identificados 65 outros suspeitos, que podem ter ajudado a realizar as práticas criminosas. A maioria dos servidores apreendidos encontravam-se localizados na China.

 

As autoridades afirmam ainda que os suspeitos estariam a usar IA generativa para criar campanhas de phishing mais convincentes, e a adaptarem os seus métodos para alcançarem ainda mais utilizadores finais.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech