A Interpol confirmou ter realizado uma das maiores operações de combate aos esquemas digitais, apelidado de “First Light 2022”. Esta operação resultou na detenção de quase 2000 suspeitos e mais de 50 milhões de dólares, juntamente com vários itens e objetos usados nos esquemas a nível mundial.
A operação foi liderada pela Interpol em conjunto com as forças de segurança de 76 países, com o objetivo de identificar os envolvidos em esquemas dos mais variados formatos – via telefone, esquemas de romance, phishing via email, entre outros. A operação contou, em Portugal, com a colaboração da Polícia Judiciária.
O foco terá sido em esquemas de engenharia social, que normalmente tentam enganar as vítimas através de meios diretos – como emails, chamadas telefónicas ou até presencialmente. Este género de esquemas difere de outros mais focados no digital, como é o caso da utilização de malware para roubo de credenciais de login e contas bancárias.
De acordo com os dados das autoridades, foram realizadas 1770 rusgas a nível mundial, com 3000 suspeitos identificados, 2000 detidos, 4000 contas bancárias congeladas e identificadas, num total de 50 milhões de dólares em dinheiros obtidos ilicitamente.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!