A empresa Finastra confirmou ter sido alvo de um ataque informático, de onde podem ter sido roubadas informações sensíveis dos clientes da empresa e de algumas entidades.
A Finastra é uma empresa de software financeiro, que conta com mais de 8000 clientes divididos por 130 países, de acordo com os dados da mesma no seu site. A empresa integra algumas das maiores empresas em diferentes países, incluindo 50 dos maiores bancos do mundo. Esta conta ainda com mais de 12 mil funcionários, tendo no ano passado atingido receitas de 1.7 mil milhões de dólares.
Recentemente, foi descoberto que a entidade terá sido alvo de um ataque informático. Este ocorreu no dia 7 de Novembro, quando terceiros conseguiram obter acesso, usando credenciais roubadas, a um sistema SFTP da entidade. A empresa usa este sistema para transferência de ficheiros e para uso interno da mesma.
Segundo o comunicado da mesma, a investigação revelou que, até ao momento, o ataque aparenta ter afetado apenas os sistemas SFTP, não se tendo alargado para outros sistemas da mesma. Ainda assim, este sistema possui vária informação potencialmente sensível.
O ataque foi inicialmente confirmado pelo investigador de segurança Brian Krebs, que afirma ter tomado conhecimento do mesmo depois de um cliente afetado ter sido contactado pela entidade.
Ao mesmo tempo, os dados alegadamente da empresa começaram a surgir em vários sites da dark web, com o autor dos mesmos a indicar ter em sua posse mais de 400 GB de informação dos sistemas da empresa.
Até ao momento, a Finastra não comentou sobre o leak de dados publicado, mas indica que a investigação ainda se encontra a decorrer, tendo também confirmado o incidente nos seus sistemas – embora sem detalhes ainda sobre o impacto e quais os dados afetados.
A empresa sublinha ainda que a plataforma SFTP não é o seu meio padrão de transferência de dados, nem é um sistema ativamente usado por todos os clientes da mesma. Ainda assim, esta pode conter dados potencialmente sensíveis de terceiros, tanto das empresas como dos seus clientes.
Espera-se que mais detalhes sobre a investigação sejam revelados, de forma oficial, durante os próximos dias.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!