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Bluesky com spam

 

Por esta altura, muitos encontram-se a deixar a X devido às práticas de Elon Musk em grande parte, e a Bluesky é uma das plataformas alternativas que mais utilizadores tem recebido nos últimos tempos.

 

Recentemente a plataforma confirmou ter atingido a meta de 20 milhões de utilizadores ativos. Porém, conforme mais utilizadores se encontram a migrar para a plataforma, também esta começa a ser mais atrativa para quem pretenda usar para outro formato de conteúdos.

 

Vários utilizadores da Bluesky encontram-se a relatar que existe uma crescente onda de spam e de esquemas a propagarem pela plataforma. Embora estes conteúdos nunca tenham sido propriamente “novos” em qualquer plataforma social, a Bluesky era um local onde ainda não se encontrava em volumes elevados – e em parte deve-se também à moderação feita no serviço.

 

spam na bluesky

 

Porém, recentemente as campanhas de phishing e esquemas a propagarem-se pela plataforma aumentaram de forma considerável. Existem várias contas focadas apenas ao envio de mensagens de spam, ou a promoverem falsas plataformas de criptomoedas.

 

Este formato de mensagens tem vindo a surgir com alguma tendência dentro da plataforma, conforme mais utilizadores vão aderindo na mesma – e ao que se junta contas de bots e de spam.

 

A equipa de segurança da Bluesky afirma que, atualmente, estão a ser enviados mais de 3000 pedidos de remoção de conteúdos por hora, um valor consideravelmente mais elevado do que faz apenas algumas semanas. Em apenas 24 horas, a equipa recebeu 42 mil pedidos de remoção de conteúdos abusivos – um novo valor recorde.

 

dados do bluesky

 

A equipa de moderação da plataforma encontra-se focada em remover o mais rapidamente possível conteúdos de elevada prioridade, como é o caso de material abusivo de menores ou não consensual.

 

Como seria de esperar, este aumento de spam tem derivado diretamente do aumento de utilizadores a registarem-se na plataforma, e a tendência será de aumentar durante os próximos tempos.

A primeira linha de defesa parte dos próprios utilizadores, que devem ter atenção aos conteúdos que acedem dentro de qualquer rede social, sobretudo quando estes partem de fontes desconhecidas ou pouco fiáveis.

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