Cada vez mais nos dias de hoje é possível encontrar TVs e dispositivos capazes de transmitir em 4K e até 8K, portanto existe também a necessidade de melhorar os protocolos existentes para garantir a melhor qualidade possível.
É nesse sentido que a HDMI Forum, entidade responsável pelos padrões de HDMI no mercado, confirmou hoje o novo padrão de HDMI 2.2. Este novo padrão foi revelado durante a CES 2025, e chega adaptado para as transmissões de conteúdos no futuro.
A ligação tradicional não sofre mudanças, sendo que as principais alterações encontram-se nas características diretas do mesmo. O HDMI 2.2 permite agora a transmissão de dados até 96 Gbps, o que representa um aumento significativo face aos padrões atualmente existentes.
Isto vai permitir que conteúdos de maior resolução, e com taxas de atualização mais elevadas, sejam enviados pelo mesmo cabo, garantindo também a melhor qualidade possível.
A par com o HDMI 2.2, foi também confirmado o novo Ultra96 HDMI, um padrão para certificação de cabos HDMI, que segundo a instituição, vai ajudar os clientes a identificarem mais rapidamente o cabo correto para a sua configuração. Com este novo processo de certificação, os fabricantes passam a ter de apresentar o comprimento do cabo e outras informações tanto na embalagem, como no cabo em si, de forma a obterem a certificação para tal.
Outras melhorias feitas com o HDMI 2.2 encontram-se no Fixed Rate Link, uma tecnologia que pretende melhorar o suporte para conteúdos não comprimidos a 4K e 60 FPS ou superior. O Latency Indication Protocol (LIP) deve também melhorar a transmissão de áudio, com menos latência e mais qualidade final, sobretudo para dispositivos que tenham um recetor dedicado do sinal de áudio.
Antes de começar a procurar fazer o upgrade dos seus cabos e dispositivos, é importante ter em conta que o padrão apenas deve começar a ser certificado nos primeiros dispositivos no início deste ano, e espera-se que ainda venha a demorar alguns meses para os primeiros equipamentos começarem a surgir no mercado com o mesmo.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!