A Organização da Aviação Civil Internacional confirmou que se encontra a investigar um possível ataque realizado aos sistemas da entidade. A entidade afirma ainda estar na fase de investigação, onde existe um incidente de segurança.
A Organização da Aviação Civil Internacional é uma entidade criada pelas Nações Unidas, com o objetivo de criar padrões de segurança e técnicos para a aviação, dentro do espaço europeu.
Segundo o comunicado da ICAO, esta encontra-se a investigar um alegado incidente de segurança, onde um atacante ainda não identificado terá acedido a sistemas internos da instituição.
O caso surge cerca de dois dias depois de, em vários portais da dark web, terem sido publicados mais de 42 mil documentos que foram, alegadamente, roubados da ICAO. O autor destas publicações possui o nome de “natohub”.
Segundo o “natohub”, este afirma ter obtido os documentos dos sistemas da entidade, sendo que os mesmos possuem nomes, datas de nascimento, moradas, números de telefone e outras informações pessoais de vários intervenientes na ICAO.
Até ao momento a ICAO não deixou detalhes sobre o incidente, tendo apenas confirmado que a investigação ainda se encontra a decorrer. Espera-se que mais detalhes venham a ser conhecidos em breve.
De notar que a United Nations Development Programme (UNDP) também foi alvo recentemente de um ataque informático, realizado em Abril de 2024, onde terão sido acedidos dados internos. Este ataque foi confirmado pelo grupo de ransomware 8Base, e apesar de a entidade ter indicado que iria investigar o caso, até ao momento não foram deixadas atualizações sobre o mesmo.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!