O mercado dos smartphones encontra-se finalmente a registar um crescimento, depois de dois anos em queda. De acordo com os dados da empresa de análise do mercado Counterpoint, espera-se que este ano as vendas de smartphones venham a registar uma ligeira melhoria.
Esta surge depois de quedas sentidas nos últimos dois anos. O ano de 2023 foi considerado um dos piores dos últimos dez anos por alguns analistas. No entanto, para 2024, a previsão será que possam ser sentidas algumas melhorias em geral.
O mercado tem vindo a considerar que os smartphones são uma parte essencial do dia a dia de muitos utilizadores, e as mudanças a nível da economia também permitem que as vendas aumentem ligeiramente.
Os dados apontam que praticamente todos os mercados sentiram melhorias, e que os passados trimestres verificaram aumentos, portanto os dados finais do ano devem também ser positivos.
Entre os anos de 2022 e 2024, a empresa com um maior registo de crescimento foi a Xiaomi, que teve as vendas a aumentarem 12% anualmente. Em parte a empresa registou este crescimento devido aos vários modelos lançados para diferentes categorias de produtos, e por um foco cada vez maior em modelos premium.
Por sua vez, a OPPO registou um dos piores desempenhos, com quedas de 8% anualmente.
Quanto às marcas com maior penetração no mercado encontra-se a Samsung, com 19%, a Apple, com 18%, a Xiaomi com 14%, a OPPO com 8% e a vivo com 8%.
Ao mesmo tempo, as previsões apontam ainda que venham a surgir no mercado cada vez mais smartphones que tenham foco em tecnologias de IA generativa, tendo em conta que é uma das áreas de interesse também para os consumidores. No entanto, em 2024, esta ideia foi colocada apenas para os modelos premium das principais marcas – espera-se que possa vir a surgir em outras categorias para o futuro, e conforme a tecnologia o permita.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!