Embora o TikTok esteja atualmente inacessível dos EUA, a ideia será que o bloqueio pode não durar muito tempo. Como se sabe, Donald Trump vai entrar na Casa Branca no dia 20 de Janeiro, e espera-se que uma das primeiras ordens do mesmo venha a ser desbloquear a plataforma de vídeos.
O mesmo já tinha deixado planos para tal no passado, mas a partir da sua rede social, agora surgem novas informações sobre o que poderá ser a ideia do futuro presidente dos EUA. Numa mensagem deixada na Truth Social, Trump afirma estar aberto a discutir formas de resolver a questão do TikTok.
Numa fase inicial, o mesmo irá conceder uma permissão para estender a capacidade do TikTok operar nos EUA por mais 90 dias. Desta forma, a plataforma voltaria a ficar disponível na região, e os utilizadores ainda poderiam continuar a usar a mesma.
Posteriormente, Trump pretende chegar a uma decisão conjunta com o TikTok, para resolver as questões pendentes. Uma das ideias deixadas por Trump pode passar por criar uma empresa conjunta, que englobe o TikTok e uma empresa norte-americana, dividida a 50%.
De relembrar que esta ideia parte da medida que o Congresso dos EUA aprovou em Abril, onde a ByteDance seria obrigada a vender a sua participação no TikTok a uma entidade norte-americana, ou a plataforma poderia ser bloqueada por questões relacionadas com a segurança nacional – medida que foi agora realizada.
A mensagem de Trump vai de encontro com a mensagem que o TikTok também começou a apresentar aos utilizadores bloqueados, sobre a possibilidade da plataforma voltar ao ativo assim que Trump entrar na Casa Branca.
No entanto, por agora, a medida apenas levou a que a plataforma estivesse inacessível por completo. Desconhece-se qual vai ser a futura medida aplicada por Trump uma vez na Casa Branca, e se o TikTok e a Bytedance aceitariam a proposta deixada.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!