A DeepSeek continua a sentir a pressão de algumas entidades, derivado da sua associação à China. E recentemente, a Coreia do Sul foi a mais recente localização a aplicar medidas contra a plataforma.
As autoridades da Coreia do Sul confirmaram que vão bloquear temporariamente o acesso aos modelos de IA da DeepSeek, o que inclui também às suas aplicações. Esta medida surge sobre o receio de que a plataforma possa estar a ser usada para recolha de dados para análise pelo governo da China.
As autoridades de proteção de dados da Coreia do Sul indicaram que a aplicação encontra-se atualmente a ser investigada, sobretudo na forma como recolhe os dados dos utilizadores e de como estes são processados pela DeepSeek na China. Durante a investigação, a app vai encontrar-se inacessível da região, o que inclui também o download da sua app nas lojas de aplicações.
Quem tenha descarregado a aplicação anteriormente a este bloqueio, ainda poderá continuar a usar a mesma, e a versão web também irá permanecer acessível. A medida foca-se sobretudo em novos downloads da aplicação para dispositivos móveis, nas respetivas lojas de aplicações da Apple e da Google.
De notar que, pouco depois da DeepSeek ter lançado a sua aplicação na Coreia do Sul, as autoridades locais revelaram que lançaram um conjunto de questões para a entidade sobre as suas práticas de privacidade, e que poderia ser avançada uma investigação mais aprofundada caso fosse necessário.
Ao mesmo tempo, esta não é a única entidade a aplicar medidas contra a DeepSeek. Vários outros países já confirmaram que se encontram a investigar as práticas da empresa no que respeita a recolha de dados, sobretudo de países na União Europeia. O objetivo passa por analisar como a empresa lida com os dados dos utilizadores, e quais os potenciais riscos de privacidade para os dados dos mesmos quando enviados para os sistemas da entidade, localizados na China.
De relembrar que a DeepSeek, sendo uma empresa chinesa, necessita de se guiar pela lei da China, o que passa por permitir que o governo tenha acesso a uma larga quantidade de informação da empresa e dos seus utilizadores.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!