A Agência Espacial da Polónia confirmou ter sido alvo de um ataque informático, que se encontra a afetar alguns dos serviços da entidade. O ataque afetou diretamente os sistemas internos da POLSA.
A confirmação do ataque foi deixada na conta oficial da entidade na X, onde foi indicado que, para garantir a segurança, foram desligados alguns sistemas não essenciais da mesma. Atualmente o site oficial da POLSA não se encontra acessível, tendo sido portanto um dos afetados.
Numa mensagem separada, o ministro das infraestruturas digitais da Polónia confirmou que o ataque terá sido identificado depois de um acesso não autorizado à infraestrutura da Agência Espacial. Atualmente ainda se encontra a realizar a investigação do incidente e a sua origem.
Por agora não existem muitos detalhes sobre o ataque, e se existe o potencial de dados terem sido comprometidos do mesmo, ou se terá sido apenas para afetar o normal funcionamento da entidade.
De relembrar que, em Janeiro, Krzysztof Gawkowski tinha indicado que a Polónia é um dos países mais atacados em formato digital de toda a União Europeia, com uma grande parte da origem dos ataques a surgirem da Rússia.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!